Parceiros



A importância dos campeonatos estaduais no Brasfoot



E aí, pessoal, tudo beleza?

Assim que é... bem, no post anterior, eu falei sobre a preparação do elenco e finanças para o início da temporada, e agora falarei sobre a importância dos campeonatos estaduais, os primeiros torneios nas temporadas do jogo.

Geralmente, a maioria dos jogadores usa essa época, de janeiro a março, para testar seu elenco, definir os titulares, estabilizar de vez as finanças... enfim, fazer os últimos ajustes antes das copas e campeonatos nacionais. Sem dúvida, isto é bastante importante, no entanto, sendo mais um campeonato, há fatores como cansaço, lesões, desempenho, podendo atrapalhar o bom rendimento do time.

Para quem se interessa sobre os estaduais no Brasfoot, ocorrentes apenas no Brasil, o post foi feito. Acompanhem.


Sua importância de modo geral


Comparado aos outros campeonatos subsequentes, os estaduais servem apenas de treino para que os times verifiquem e estabilizem elenco e finanças, além de que é um troféu a mais, se ganho. Funciona como a Copa das Confederações, um treinamento para a Copa do Mundo, afinal, como muitos dizem, "jogo é jogo, treino é treino" e vice-versa! Entendemos, então, como sendo um treinamento e preparação para os campeonatos vindos a seguir, a copa e campeonato nacional.

Portanto, como forma de status, o estadual não é tão importante, mas seu nível de ajuda é alto, se relacionado à formulação e estabilização de elenco e finanças.

Fatores de auxílio


Além de ser um bom auxiliar nas funções primárias do time, como "arrumá-lo" antes dos campeonatos importantes, os estaduais também ajudam:

  • Controle e ascensão financeira, principalmente com vendas; Além disso, rendas com estádio e premiações de título podem dar bastante dinheiro, se bem controlados os salários;
  • Entrosamento tático e definição de elenco, com o passar dos jogos e testes de variadas táticas, podem ser testados vários jogadores em variadas formações, além de que, ao encontrar uma tática perfeita para o time, os jogadores começam a fazer muito mais a sua parte do que em outras formações, praticamente que dirigindo taticamente o time por seu técnico;
  • Pré-análise para o nacional, visto que várias equipes, dependendo do nível dos times do seu estado, estarão presentes, também, no campeonato nacional, no caso, Brasileiro. Além disso, é raro uma equipe não-humana fazer negociações e mexer bastante no elenco no início do ano, facilitando ainda mais uma "pré-análise" para os campeonatos subsequentes.

Fatores de empecilho


Bem como tendo suas ajudas, os campeonatos estaduais também podem atrapalhar, em casos como:


  • Gastos salariais para poucas partidas, até porque são apenas dez partidas na 1ª fase, ou seja, serão pagos os salários dez vezes apenas nos estaduais, fora o resto do ano, perdendo bastante dinheiro para um campeonato de tão pouca expressão;
  • Cansaço e lesões nos jogadores, haja vista de uma série de jogos em que, além da possível busca pelo titulo, várias táticas serão testadas e variadas, cansando e desgastando os físicos dos jogadores;
  • Pouco tempo de prazo, pois são apenas dez jogos em três meses, com pouco tempo para testar o elenco. Mas, se você souber fazer as alterações corretas, principalmente entrosar o elenco em dez jogos, não enfrentará problemas nos jogos seguintes;

O entrosamento tático é uma das consequências de se jogar bem os estaduais, preparando o elenco.


Jogá-los ou não?


Como abaixo, podemos ou não selecionar os campeonatos estaduais para serem jogados, mas devo ou não selecioná-los, e quando?

Os estaduais estão disponíveis na escolha dos campeonatos.

Recomendo selecioná-lo apenas caso você queria obter alguns pontos extras no ranking de técnicos, ou avaliar seu elenco antes dos principais campeonatos, ou dar aquela estabilidade nas finanças. Enfim, a maioria das coisas que você gostaria de fazer, está citada na parte "Fatores de auxílio". Caso ache que a equipe está suficientemente bem para a copa e campeonato nacionais, não há tanta necessidade em selecionar o estadual, enfim, sendo opcional, indo de cada um.

---

Vou ficando por aqui, e caso tenham ou não gostado dessa postagem, deixe seu comentário. Não esqueça de compartilhá-la em seu Facebook. Até a próxima!

Abraços,
Moisés

1 comentário

Rafael Schiavo em 12 de julho de 2013 às 09:08

Booa Análise Moises

#RAFAEL SCHIAVO

#ABS !

Comente o post acima:

Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.

Seu comentário deve ter relação com o post acima.

Obrigado pela atenção!

Chat


REGRAS
• Respeito a todos, do proprietário ao convidado
• Proibido divulgar registros de quaisquer versões do Brasfoot ou sites que não sejam parceiros do Dicas de Brasfooteiros
• Proibido insistir em ser moderador/administrador do chat
• Proibido fazer spam ou flood
 
Tema editado por Widemar Ferraz | Copyright Dicas de Brasfooteiros