Parceiros



De jogadores comuns a estrelas no Brasfoot

Lionel Messi, aos 24 anos, é tetra Bola de Ouro

Olá Brasfooteiros!

Já conseguiram formar jogadores comuns em suas equipes até eles virarem estrelas? Como e quando eles conseguem chegar a esse nível? É fácil? Há um tipo único de jogador ou qualquer um se enquadra nos perfis? É o que veremos hoje... como transformar jogadores comuns em estrelas no Brasfoot 2012.

Acompanhe!


A forma mais fácil - Bola de Ouro

Sem dúvida, para promovermos um jogador comum a estrela no Brasfoot, a melhor forma é conseguindo fazer com que ele atue bem todas as rodadas, estando nos Times das Rodadas e, posteriormente, no Time do Ano. Caso ele se saia bem no ano, a chance de ele ser o Bola de Ouro é maior. Ele ganhando o Bola de Ouro, também ganhará estrela.

Como promovê-lo no Bola de Ouro

É claro que não apenas na teoria é fácil, então precisamos colocar em prática o método de promover o jogador pelo prêmio Bola de Ouro. Constantes atuações, muitos gols e, principalmente, boas notas são muito importantes para a promoção do jogador. Lesões, suspensões, cartões, brigas e outros fatores negativos acabam por fazer regredir o progresso do jogador, o que faz diminuir as chances de ele ser o Bola de Ouro do ano.

Deixar o jogador descansar nos momentos oportunos e "sacá-lo" nos momentos próprios é uma grande jogada para o jogador manter seu ritmo. É natural o Brasfooteiro querer manter tal jogador atuando constantemente, pois ele está supostamente bem (muitos gols e boas notas), mas há também o lado físico, que é a energia. O jogador começa a perder ritmo e se cansar facilmente caso esteja jogando cinco ou seis jogos em seguida sem descanso. Além disso, essa parada é recomendável também para a rotação de plantel.

Felizmente, não há como perder esta estrela, uma vez adquirida. A cada ano, um novo jogador é eleito Bola de Ouro, porém se o mesmo jogador é eleito duas vezes, ele permanece estrela. Portanto, os fatores que mais contribuirão serão a disposição física e o progresso em suas partidas. Quanto mais você respeita os limites do jogador, melhor ele corresponderá em campo.

O desenvolvimento natural

Sem dúvida, um trabalho árduo, mas que bonifica o Brasfooteiro a longo prazo, é o desenvolvimento natural de um jogador. Sim jovens, há como o jogador, mesmo começando em uma equipe modesta como o Barça, digo, Palmeiras, tornar-se estrela com o passar dos anos. É claro que esse cara está no top do momento, então ele será bastante valorizado.

Como esse desenvolvimento acontece

Basicamente, esse desenvolvimento vai acontecendo de forma rápida e vai ajudar o jogador tanto a ter boas notas quanto para fazer bastante gols e a se cansar menos. Reparem no jogador Viola. Ele começa no Racing da Argentina, não estrela, mas começa a fazer bastante gols a partir de 2014:


Contudo, o jogador só foi ganhar estrela em seu auge na carreira, no ano de 2022, já pelo Barcelona. Ainda assim, mesmo não estrela, ele ainda continuava a fazer bastante gols e ter ótimas atuações. Observem bem que o número de gols dele, em quase todos os anos, foi superior ao número de jogos, o que demonstra um resultado bastante positivo em relação a ele ser ou não ser estrela.

Bom, o segredo para tudo isso foi o respeito por parte do técnico para com o jogador. Observe que, em toda sua carreira, Viola não teve nenhuma lesão, levou apenas um cartão vermelho (no ano em que marcou seu maior número de gols em uma temporada) e levou apenas 61 cartões amarelos, o que é pouco, se comparado a mais de 16 anos de profissão. Outra coisa interessante é o seu histórico de brigas, que até agora só registrou uma, na atual temporada, em 2028.

Tudo isso se deve ao fato de que o jogador foi sempre "bem tratado", recebendo descanso e mostrando serviço nas horas certas. Todo jogador tem condições de ser bem-sucedido, basta saber como trabalhar com ele.

A dificuldade está nos olhos de quem a vê

Assim como beleza, a dificuldade também é uma questão de opinião. Claro que o Brasfoot não é tão simples quanto pareça, mas há facilidades em manter o nível do jogador e até torná-lo estrela. Então, recapitulando, para isso existem o Bola de Ouro e o desenvolvimento natural, que são fatores iguais, que vão transformar seu jogador em uma grande estrela.

Dessa forma, isso pode se tornar fácil para alguns e difícil para outros, mas, de forma geral, não vejo muita dificuldade caso o Brasfooteiro realmente se interesse em colocar o jogador pra jogar, poupá-lo nas horas certas, dedicar-se ao máximo ao save... isso tudo acaba tornando mais fácil a elevação de um jogador à estrela.

O "biotipo" do estrela

Como podem perceber, na maioria das vezes os jogadores que mais ganham premiações no Prêmio Bola de Ouro são meias e atacantes. A dúvida que paira é: Sempre é assim? Há um tipo de jogador predestinado?

O biotipo do Bola de Ouro

"Sempre é assim?" Nem sempre. Vou exemplificar com alguns jogadores de outras posições, a não ser meias e atacantes, premiados no Bola de Ouro:

Lichsteiner, lateral-direito da Juventus

Jaissie, zagueiro do Hoffenheim

Gunter, lateral-direito do Beira-Mar
Bosingwa, zagueiro do Espinho

Há uma infinidade, mas acho que o post ficaria muito extenso. Enfim, não é sempre que haverá meias ou atacantes eleitos Bola de Ouro, pois há jogadores de outras posições que também se destacam, como laterais e zagueiros. Se a sua dúvida é essa, dê tchau a ela!

"Há um jogador predestinado?" Creio que sim. Perceba que, caso você tenha um save muito longo, a maioria dos premiados são meias ou atacantes (com suas exceções, é claro, citadas acima). Isso ocorre por uma tal predestinação... em outras palavras, características, idade, histórico, regularidade de jogos, lado, clube... tudo isso vai ajudar na formação do jogador estrela no Brasfoot pelo Prêmio Bola de Ouro.

O biotipo do desenvolvido naturalmente

Bom, aqui não há premiações, pois ele se desenvolve até virar estrela com o tempo, portanto não há muitos critérios para determinar se sempre vai ser assim, certo? 

Pois bem, um exemplo clássico é o jogador Viola, que começa aos 21 anos e nunca foi Bola de Ouro em nenhum momento da sua carreira. Veja seu perfil atual:


Como podem notar, ele é um artilheiro nato, forte e que ainda aguenta jogar mais uns dois anos numa boa. O fato curioso é que ele foi se revelando com o tempo, como pode ser visto no seu histórico de gols:


De fato, ele começou a se revelar um mito a partir de 2015, pelo Racing. Este ganhou estrela em 2022, como dito no início. Portanto, percebemos que suas características e seu número de lesões (zero) influenciaram em sua carreira mítica.

Dessa forma, poucos são os jogadores realmente predestinados a virarem estrelas por desenvolvimento, mas claro, não é nada impossível. O segredo é respeitar o jogador, não esforçando-o demais.

---

Bom, vou ficando por aqui, espero que gostem da postagem, que comentem e que sugiram novos temas!

Grato,
Moisés

6 comentários

Thiago Ferreira em 12 de março de 2013 às 18:21

Curti muito o post.

Mostra alguns pontos bem interessantes e uma explicação bem detalhada de como o jogador pode virar estrela.

Um ponto que é importante é que na Quarta Divisão o jogador não ganha estrela se ele ganhar a Bola de Ouro, isso só começa a acontecer à partir da Terceira Divisão.

E outra, parabéns pelo Viola! Se tornou um grande jogador!

Anônimo em 14 de março de 2013 às 07:36

Mt boa a postagem. Moisés, vc é "pika" kaopsikaoipoks

Ass: Gabriel

Unknown em 20 de julho de 2013 às 14:46

nao e so meia e atacante mesmo por que eu ja vi um goleiro bola de ouro

Unknown em 17 de dezembro de 2013 às 09:48

muito funcionou direitinho o meu se revelou em 5 anos

João Rodrigues em 12 de janeiro de 2014 às 12:18

lembrando, que todos artilheiros dos campeonatos nacionais ganha estrela.

Unknown em 1 de março de 2018 às 12:14

Quando jogo monto 2 times, um titular com os jogadores mais fortes pra jogar em casa e os reservas com jogadores estrangeiros e mais fracos pra jogar fora. O reserva ou empata ou perde e o titular sempre ganha em casa. As notas dos jogadores em casa costumam ficar acima de 8 nas partidas, então todo ano meu time revela uma estrela, independente da idade ou posição. No ano seguinte coloca a estrela como reserva pra dar chance de outro se tornar estrela no lugar.

Comente o post acima:

Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.

Seu comentário deve ter relação com o post acima.

Obrigado pela atenção!

Chat


REGRAS
• Respeito a todos, do proprietário ao convidado
• Proibido divulgar registros de quaisquer versões do Brasfoot ou sites que não sejam parceiros do Dicas de Brasfooteiros
• Proibido insistir em ser moderador/administrador do chat
• Proibido fazer spam ou flood
 
Tema editado por Widemar Ferraz | Copyright Dicas de Brasfooteiros