Parceiros



Entrevistando Torcedores: Fernando Monteiro



Imagem


Olá membros,
Para iniciar nosso ENTREVISTANDO TORCEDORES de 2013, escolhi nada mais nada menos que Fernando Monteiro, dono do antigo Brasfoot Análises, que deu uma passada lá no meu chat e nos concedeu a entrevista de bom grado. Para lê-la, clique em LEIA MAIS!



Nome completo: Fernando Monteiro

Idade: 17
Localização: São Paulo/SP

Time do coração: São Paulo FC


Pra começar, quero dizer que é uma honra entrevistá-lo, Fernando.

É um prazer Moisés, tenho saudade desse mundo Brasfooteiro.

Bem, vamos lá... Quando e por que você se tornou são-paulino?Desde pequeno, por causa da minha família. Felizmente eles me educaram muito bem nesse quesito.

Por que acha que "felizmente eles te educaram bem nesse quesito"?

Pra mim, o São Paulo é o melhor time que eu poderia torcer no Brasil.

Por que você chega a essa conclusão? Títulos, ídolos... algo?

Bom, desde que nasci, o São Paulo sempre foi um dos clubes bem melhor estruturados do Brasil (Kaká e tantas revelações cresceram lá), o melhor estádio do Brasil (qual outro oferece melhor suporte para shows de tantos artistas internacionais no Brasil?), e tantos títulos conquistados... Sem falar no profissionalismo da diretoria e dos atletas que jogam no clube.

Dentre esses atletas que você diz qual você considera a peça principal do elenco e por quê?

Rogério Ceni, sem dúvidas, foi o melhor jogador que o São Paulo já teve e é meu maior ídolo. Além de excelente goleiro de batedor de faltas, ele ajuda o São Paulo com a sua inteligência e liderança em campo. Faz toda a diferença.

Você pensa que esse espírito de liderança dele se deve ao tanto tempo que ele está no São Paulo?

Sim, com certeza, cada ano no São Paulo fez dele um grande exemplo para todos os jogadores. O fato dele der começado jovem e esperado pela sua vaga no gol (mesmo contando com uma "sorte infeliz), e durante todos os anos ele ter continuado no seu time do coração, fez ele ser tão respeitado.

Que sorte infeliz fora essa?

Ele era o quarto goleiro quando chegou ao São Paulo, mas em 92 o terceiro morreu em um acidente de carro, o que favoreceu na carreira do Ceni.

Depois disso (do acidente e do favorecimento), o que começou a acontecer?

Ele foi promovido e começou a ser relacionado para alguns jogos como reserva de Zetti. Se empenhava muito e pegou um pênalti em uma de suas primeiras partidas... Enfim, quem quiser conhecer mais sobre a carreira desse mito, recomendo que leiam sua biografia "Maioridade Penal", vale a pena.

Por que o título "Maioridade Penal"? Ao que isso se relaciona?

Foi quando ele fez 18 anos atuando como jogador de futebol profissional.

O Ceni é um ídolo do presente, pois não se aposentou, mas se for pra pegar um ídolo do passado como referência, quem você escolhe e por quê?

Um ídolo é alguém que eu vejo como exemplo, e como nasci em 96 e só acompanhei futebol depois dos 6 anos, não assisti muitas partidas de jogadores antigos, salvo alguns vídeos na internet. Por isso não tenho um ídolo no passado... Mas logo, logo o Rogério vai virar um ídolo do passado pra mim.

Ainda sobre ele, sobre sua alta idade, você julga que isso atrapalhe ou que ajude? No quê?

Isso ajuda na experiência e liderança em campo, como eu disse, mas atrapalha no seu desempenho. Ele já não é mais o mesmo goleiro que parou o Gerrard no Mundial de 2005.

Sobre essa fase de 2005 a 2007, o que você avalia do São Paulo nos quesitos de campanhas? Foi o melhor time que você já viu do São Paulo?

Foi a melhor sequência que o São Paulo ou qualquer outro time do Brasil já teve, em um período de 4 anos. O elenco sofreu mudanças, é claro, mas ganhar Paulistão, Libertadores, Mundial e 3 Brasileiros não é pra qualquer um.

Atualmente, você acha que o São Paulo tem alguma chance com esses três campeonatos simultâneos em disputa? Qual o mais provável?

Eu, como todo torcedor fanático, espero e acredito no melhor para o meu time. Se for pra fazer uma previsão, acho que 2005 irá se repetir para o tricolor paulista e o Rogério se aposentará com um último título Mundial.

Sobre o Lucas, que foi vendido ao PSG por uma enorme cifra, você acha que ele tem como voltar um dia ao time que o revelou, ou que agora ele só vai jogar por lá?

Acho que o Lucas, assim como o Luis Fabiano fez e o Kaká um dia fará, voltará ao seu clube do coração. Até lá ele tem muito tempo, e eu tenho certeza que ele fará muito sucesso.

Em relação ao Neymar, você acha que o Lucas deu um passo pra frente ao seguir carreira no exterior? Por quê?

Eu acho que cada um sabe o que quer da vida, e que tanto o Lucas quanto o Neymar estão certos... O jovem santista ainda vai pra algum time da Europa e continua jovem o suficiente para isso, mas por enquanto o admiro por seguir e ajudar seu time do coração.

Sobre esses apelidos que dão ao São Paulo, como "bambi", por exemplo, o que você tem a dizer?

Todos os times têm apelidos dados por torcidas rivais, sendo algo baseado em fatos ou não. No caso do São Paulo, esse apelido acabou sendo o único argumento dos rivais em discussões sobre futebol, pois se for falar de títulos, craques ou estrutura, acabam as desculpas.

Falando sobre o Corinthians, muitos julgam sê-lo o melhor time do mundo (mais ainda após o Mundial de 2012). Você concorda com isso? Por quê?

Melhor time do mundo? Nunca ouvi ninguém falando nisso, talvez por nunca terem visitado um hospício (eles mesmo se julgam um "bando de loucos"). Ganhar o Mundial Interclubes não o torna o melhor time do mundo, até porque os times europeus minimizam tanto, não aspiram ganhá-lo. É difícil definir um melhor, principalmente com tantas oscilações e paixões no mundo do futebol.

Se fosse pra torcer pra algum outro time a não ser o São Paulo, pra qual você torceria e por quê?

Eu torceria para a Juventus, da Itália, pois um dos meus melhores amigos torce pra esse clube.

Bom Fernando, pra encerrar, gostaria que mandasse uma mensagem para quem tiver lendo essa entrevista.
Obrigado a quem leu tudo até aqui, foi um prazer. Para quem me conhece, sinto saudades.

Abs,Fernando Monteiro!

O prazer é meu. Valeu Fernando!


---

E ficamos por aqui com mais um ENTREVISTANDO TORCEDORES! Obrigado pela sua atenção.
Abraços,Moisés

2 comentários

Daniel Lima em 26 de fevereiro de 2013 às 13:47

Ótima Entrevista Moisés

Unknown em 27 de fevereiro de 2013 às 20:01

O entrevistado foi excelente. Essa entrevista vai ser muito lida por várias pessoas, por causa da popularidade do Fernando.

Eu achei 2/3 dessa entrevista chato e sem criatividade. Fez muitas perguntas sobre o time que o Fernando torce e estas perguntas eram um atalho pego pela última resposta do ilustre entrevistado. Acabou esquecendo de perguntar mais coisas sobre o Fernando em si.

Sinceramente, se eu quisesse saber sobre a história do São Paulo e ou do Rogério Ceni, eu compraria um livro relacionado, como na realidade em tenho, mesmo sendo corinthiano.

Abraços ao meu amigo Moisés e ao Fernando.

Ass, Gabriel Ortiz.

Comente o post acima:

Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.

Seu comentário deve ter relação com o post acima.

Obrigado pela atenção!

Chat


REGRAS
• Respeito a todos, do proprietário ao convidado
• Proibido divulgar registros de quaisquer versões do Brasfoot ou sites que não sejam parceiros do Dicas de Brasfooteiros
• Proibido insistir em ser moderador/administrador do chat
• Proibido fazer spam ou flood
 
Tema editado por Widemar Ferraz | Copyright Dicas de Brasfooteiros