![]() |
Os amistosos no Brasfoot 2012 |
E aí galera?
Como continuação da série Opções no Brasfoot, hoje é dia de falarmos sobre os amistosos no Brasfoot 2012. Será que eles realmente servem pra algo? Se sim, pra quê? Com quem, quando, em que lugar e por que marcar amistosos com outras equipes? O ano todo, com grandes equipes... ? Não sei, mas o post de hoje explicará.
Datas disponíveis
Primeiramente que, para acessar a tela de amistosos, basta apertar a tecla F9. Depois disso, vejamos a quantidade de datas disponíveis para marcação de jogos amistosos:
- Março: 28
- Abril: 26
- Julho: 27
- Agosto: 30
- Setembro: 13 e 27
- Outubro: 4 e 18
- Novembro: 28
Apenas nestas datas é que você pode marcar amistosos contra outras equipes. Falando em equipes, elas podem ser de qualquer país ou estado, não importa o nível ou reputação, porém, se a sua equipe for de expressão baixa, jogar com equipes de expressão alta, além de ser dureza, não é fácil, pois, na maioria das vezes, equipes grandes rejeitam amistosos contra equipes pequenas. Para quem tem dúvida, vou explicar melhor.
Qual adversário escolher?
Tá aí uma dúvida de muitos brasfooteiros: chega a época de início de amistosos, mas com que time eu quero competir? Será que tem como o CSA pegar o Barcelona em Maceió? Pois eu digo que não e ainda provo:
- Por que isso acontece? Porque (além de que o Barcelona ganharia fácil) isso não é bom pro Barcelona, tanto em termos de presença de público quanto de publicidade. Só o CSA lucraria, pois conseguiria aumentar sua reputação, mas e o Barcelona? Isso se deve pela diferença enorme entre os níveis e reputações das duas equipes.
- O que fazer? Nesse caso, insistir não adianta, porém marcar amistosos com outras equipes, de nível equilibrado ao seu, ajudaria bastante.
- Onde jogar? Em casa, você teria maior apoio do público e a renda total seria sua, portanto, não há o que contestar. Jogando fora você tem o desafio de vencer, além do adversário, a torcida dele, que, certamente, se comportará da mesma maneira que a sua em casa. Ganhar fora também é imprescindível, pois demonstra que você sabe jogar fora-de-casa e em casa
- Qual data escolher? É importante também que a equipe esteja com seus jogadores 100%. Estando assim, escolha uma data em que seu time não fará nenhuma partida importante ou algo parecido. O estadual, por exemplo, é uma boa época para testarmos novos jogadores contra outras equipes. Procure sempre marcar nas épocas de pico do time, alternando entre casa e fora.
Amistosos pra quê?
Já falei aí de duas coisas importantes dos amistosos, que são as datas e os adversários, porém, vamos ao x da questão: Amistosos pra quê? Será que eles ajudam em algo? Será que atrapalham? Faz bem ou mal? Vejamos.
- Fatores pró: Jogando amistosos, tanto em casa quanto fora, você consegue ganhar um pouco de experiência. Jogar contra equipes internacionais, de nível e reputação maiores, com melhores ou piores jogadores, ajuda. Outra coisa boa é que ajuda a testar os jogadores da sua equipe, principalmente aqueles que você ainda tem dúvidas ou aqueles que você acabou de comprar.
- Fatores contra: Uma coisa ruim dos amistosos é que seus jogadores se cansarão mais que os outros, fora que eles estarão se cansando na época em que os outros times estarão descansando dos jogos. Além disso, em jogos fora-de-casa você nunca lucra nada com estádio.
As taxas de amistosos
Não sei se já perceberam, mas há uma taxa para jogar contra a outra equipe em um amistoso. É claro que esta taxa varia, mas sempre será cobrada. Para exemplificar, veja o valor que o Académica cobrou do CSA:
Cota de amistoso entre CSA e Académica |
Pois é, em todas as vezes que você for marcar um amistoso com algum time, ele sempre vai cobrar uma taxa, seja ela baixa ou alta. Dependendo da equipe, como eu disse, o amistoso é rejeitado imediatamente.Essas taxas existem por causa dos níveis diferentes das duas equipes. Imagine o Barcelona contra o Real Madrid e o Barcelona contra o CRB: Não seria mais gratificante, emocionante, desafiador e não teria mais público o primeiro jogo? Pois é, no Brasfoot também funciona assim, as equipes veem pelos níveis/reputações das outras. A taxa é determinada por isso.
Que jogadores serão titulares?
É recomendável que se leve aqueles em que você ainda não tem tanta confiança assim. Jogadores novos, que foram revelados nas categorias de base, jogadores que foram comprados recentemente e também aqueles com moral baixa ou que não jogam há algum tempo na equipe. Esses, sim, são os ideais para serem os titulares em partidas amistosas, enquanto que os reservas ficam descansando. Além de servir como teste, vai ajudar bastante na confiança e moral individual de cada jogador, que poderá ficar mais motivado a jogar em partidas oficiais.
Dica: Lembrando que são 5 substituições possíveis nos amistosos, mescle alguns poucos titulares contra os reservas e vá trocando-os conforme o jogo vai passando.
---
Bom galera, é isso mesmo. O post termina aqui, mas se você ainda tem dúvidas, críticas, sugestões ou elogios, tudo isso será bem-vindo, basta comentar.
Até a próxima.
Moisés
2 comentários
É só botar todos jogadores reservas a jogar ai os titulares descansam
Como o Tales disse, se você colocar time reserva pra jogar, os titulares descansam. assim é bom marcar antes de partidas decisivas.
Comente o post acima:
• Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.
• Seu comentário deve ter relação com o post acima.
Obrigado pela atenção!