![]() |
Desvalorização dos passes |
Na postagem de hoje, falarei sobre a valorização dos passes dos jogadores no Brasfoot. Para quem não sabe, o passe do jogador é o seu valor no mercado. Por exemplo, 4500k equivale a 4 milhões e meio, 600k equivale a 600 mil, e assim por diante.
A valorização desses valores é muito importante para a manutenção das finanças, pois esses jogadores valem muito, e então, se vendidos, ajudarão bastante com dinheiro. Muitos brasfooteiros pensam muito mais no lucro a ter um time de fortes jogadores. Mas um time de fortes jogadores está intimamente ligado a um time de jogadores valiosos e também à valorização desses jogadores.
Mesmo estando falando muito de valorização, na primeira parte da pequena série explicarei as causas das desvalorizações de jogadores e como reverter essa situação. Acompanhem o post e vamos lá!
Jogadores bola de ouro
A cada ano, um jogador é eleito o melhor de cada divisão nos campeonatos nacionais de todos os países. Assim que esse jogador é eleito, ele recebe uma estrela como prêmio. A estrela que ele ganha ajuda muito na valorização do seu passe, pois aumenta-se a dificuldade em ser compro.
Um jogador que não é estrela é mais fácil de ser comprado, porém se ele vira estrela, sua procura no mercado aumenta, fazendo seu valor ficar mais alto cada vez. Isso se deve pelo fato de ele ser um jogador importante.
Basta comparar o valor de um jogador uma semana antes de ele ser eleito o melhor do ano e o seu valor um ano depois. Muda muito, assim como a facilidade em contratá-lo, que fica menor.
Desvalorização com o passar dos anos
Com o passar dos anos também é viável que os passes dos jogadores se valorizem. Vamos usar como exemplo um jogador comprado por mim no ano de 2012, Juan Villar:
Seu valor inicial é de 2 506 288, agora confira dois anos depois:
Como você pode observar, o passe do jogador caiu, mas quais, talvez, seriam os motivos? Vejamos os possíveis:
- Motivo salarial: Claramente, um jogador que ganha pouco produzirá pouco. Em dois anos ele marcou apenas 25 gols, e isso pode ser apontado como um sinal de seu descontentamento. Talvez o salário esteja baixo e ele não produza muito em campo por causa disso. Com baixa produção, ele não é tão desejado, fazendo com que seu passe fique mais baixo.
- Motivos técnicos: Talvez suas características, lado, força e idade não sejam as ideais. Isso é quase uma possibilidade descartada, mas não há como negar que isso influencie. Com características ruins ou não-aproveitáveis, nenhum time irá querer o jogador, assim seu passe também diminui.
- Motivos de 'visibilidade': Como sua equipe tem pouca visibilidade no cenário do futebol nacional, ele também será pouco cogitado no mundo da bola. Como nenhum clube o vê muito, ele acabará por ser desvalorizado e acabará tendo o passe muito barato.
Se desses três motivos, no mínimo uma dessas situações ocorre com seu jogador, é um mau sinal, de que ele certamente virá a perder mais valor.
Valorizando um jogador em decadência
Após a constatação de pelo menos uma das situações acima, é hora de agir para que o jogador mantenha esse valor ou altere-o para melhor. Vão aí algumas dicas para melhorar o passe do seu jogador:
- Ritmo de jogo: Jogadores que se machucam, por exemplo, voltam sem ritmo de jogo, por isso têm más atuações. Quanto mais um jogador joga sem ter seu ritmo interrompido, melhor é pra valorização comercial dele, pois ele demonstra estar em plena forma física.
- Salário bom: Um jogador que ganha pouco, naturalmente valerá pouco. Como exemplo, clique para ver um jogador que ganha pouco (aqui) e um que ganha muito (aqui). Note que quanto maior o salário, maior fica o passe, por isso um bom salário, além de ajudar na moral individual, ajuda a elevar o passe.
- Equipe conhecida: Como eu disse, jogadores de equipes menores tendem a ter menos reconhecimento e visibilidade em parâmetros nacionais. Desta forma, um jogador que sai de uma equipe pequena para uma grande tende a aumentar o valor de seu passe por conta da valorização. Lembre-se de emprestá-lo a equipes maiores ou então, em caso de venda, tente vendê-lo a equipes de maiores expressões.
Comentários
Comente o post acima:
• Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.
• Seu comentário deve ter relação com o post acima.
Obrigado pela atenção!