Parceiros



Formando artilheiros no Brasfoot


Olá leitores do site!

Hoje vamos falar um pouco sobre como formar artilheiros na equipe, seja da base ou de clubes menores. Vamos ressaltar características, posições e outros fatores que contribuem para um jogador ser um grande artilheiro.

Você tem dúvidas de como formar um artilheiro na equipe ou de quais as características, posições e outros atributos que formam um? Pois bem, no post de hoje nós iremos identificar este tipo de jogador e também como formar um no próprio time.

Para continuar lendo o post, clique em leia mais!

Definição de artilheiro

Há pouca diferença entre artilheiro e matador. Os matadores são jogadores mais decisivos e não são muito presentes na área, porém são 'máquinas de fazer gol'. Eles são mais de servir e são decisivos nas horas certas.

Já um artilheiro é aquele jogador que sempre está presente na área, e não é apenas isso: Ele marca gols praticamente todos os jogos. Vamos pegar como exemplo de artilheiro o atacante do Botafogo, Herrera e até então jogador do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho. Veja seus números de gols por partida:
Tabela de artilharia do Campeonato Carioca 2012
Como podem ver, o Ronaldinho está em vantagem do Herrera porque é estrela. Herrera está com uma média de 1,0 gols por partida, ou seja, a cada jogo ele vem balançando as redes pro Botafogo. Agora observemos a artilharia do Campeonato Paulista logo abaixo:

Tabela de artilharia do Campeonato Paulista 2012
Observe que Barcos tem a mesma média de gols de Herrera, que é de 1,0 por jogo. Para concluir o que leva um jogador a ser artilheiro, como características, posição e idade, observemos a artilharia do Campeonato Mineiro logo abaixo:
Tabela de artilharia do Campeonato Mineiro 2012
Apesar do Wallyson ter média de 0,8 gols por partida, podemos observar que é um artilheiro. Marcou quatro gols nas cinco partidas que participou.

Fator comum

Na matemática estamos cansados de ouvir falar no tipo de fatoração denominada 'fator comum', e no Brasfoot vai funcionar da mesma forma para descobrimos um artilheiro em outras equipes. Vamos lá:
  • Posição: Normalmente, meias ofensivos e atacantes são os artilheiros da equipe. São os que mais fazem gols e são os que sempre estão com as melhores notas quando a equipe ganha por mais de 3 gols de diferença.
  • Lado: Embora canhotos joguem bem tanto na esquerda quanto na direita, os destros são os que mais fazem gols no Brasfoot. Para tirar a prova, peguei os lados de Herrera, Barcos e Wallyson. Clique aqui para ver.
  • Características: Claramente, Finalização é essencial como primária, e as características secundárias variam entre cabeceio, velocidade, drible e passe.
  • Idade: Jogadores jovens combinam com Fin/Cab e Fin/Dri. Jogadores entre 24 e 29 anos fazem mais gols se possuírem as características Fin/Vel e Fin/Pas. Jogadores acima dos 30 são bons com as características Fin/Cab e Fin/Pas.
  • Outros atributos: Além de determinar as melhores posições, lado, características e idade, frequência nos jogos, ritmo de jogo após início de novo ano, moral em alta, confiança e bom salário também ajuda o artilheiro a sempre estar contribuindo ainda mais com a equipe.
Formando um artilheiro

A maneira mais fácil para se formar um artilheiro no time é aposentar, porque o jogador não sai do seu time, ele volta mais jovem, contudo, com as mesmas características. O ideal é que se aposente jogadores acima de 35 anos e que tenham as características citadas acima (Fin/Cab ou Fin/Pas).

Outra maneira conveniente é comprar jogadores jovens, de preferência de times menores, pois são baratos e tecnicamente 'fáceis'. Contudo, serão fracos, mas isso é questão de tempo até eles evoluírem.

Vou exemplificar uma aposentadoria de um jogador com as características Cabeceio/Finalização:
Veja melhor clicando aqui
Após a aposentadoria, mudei o nome para Paolo Guerrero, e ele veio assim:
Veja melhor clicando aqui
Depois de um tempo, o novo atacante ficou com seu histórico desta forma:
Histórico de Paolo Guerrero ao final do ano de 2012
Claramente há um desequilíbrio nas notas, que variaram de 0 a 8,5 e o número de gols por partidas ainda está desequilibrado, mas para um jogador formado na 3ª divisão isto já é um resultado satisfatório. (Lembrando que eu segui todos os procedimentos citados acima, que são: frequência nos jogos, ritmo de jogo após início de novo ano, moral em alta, confiança e bom salário)

Enfim, com jogadores mais experientes ocorrerão o mesmo, porém suas notas serão mais equilibradas por conta da própria experiência.

Então é isso. Dá para formarmos artilheiros em nossa própria equipe ou dá também para "descobrimos" artilheiros e também podemos aproveitar da experiência de outros jogadores para transformá-los em jogadores "com fome de gol".

E a postagem termina por aqui. Já viveu alguma situação de ter algum jogador artilheiro na equipe, ou então de jogadores velhos que são verdadeiros matadores? Comente!

Gostou do post? Tem alguma ideia? Comente abaixo!

Até a próxima,
Moisés

8 comentários

Sogeking em 27 de setembro de 2012 às 10:24

Grande post, deu dicas de grande qualidade!!! Meus parabéns!

Thiago Queiroz em 27 de setembro de 2012 às 12:52

boa analises moises continua assim

Thales Emanuel em 27 de setembro de 2012 às 13:15

Excelentes dicas Moisés. Não gosto de Cab/Fin os Fin/Cab me dão mais sorte~

Rodrigo Monteiro em 19 de outubro de 2012 às 14:25

O que fazer quando seu time está jogando bem todos os jogos:
- Posse de bola +55
- Finalizações +10 a 15

E mesmo sempre se mostrando superior ao adversário acabo perdendo ou empatando por falta de Gols. E no final, vejo que o adversário só teve 3 chances de gols na partida inteira e conseguiu concretizar 2.

Moisés Hipólito em 19 de outubro de 2012 às 15:29

Obrigado a todos pelos comentários.
@Rodrigo Monteiro,
A tática também conta muito para ganhar um jogo. Não adianta você ter um time cheio de estrelas, jogadores jovens e fortes se você não souber organizar uma boa tática.

Se houver mais dúvidas, comente, pois eu posso estar fazendo uma postagem sobre essa sua dúvida.

Obrigado pelas participações!

Anônimo em 13 de julho de 2013 às 08:22

pra vc ser artilheiro tem que botar Finalização/Drible

Anônimo em 17 de julho de 2013 às 15:21

o meu brafoot eu editei o jogador e botei meu nome e finalização/drible deu certo em um jogo ele fez 4 gols

Mito Suprime em 5 de março de 2015 às 18:58

Olha uma dica que eu tenho é criar um atacante Direito, Velocidade e Passe, com estrela. Eu fiz um com 17,18 anos não lembro ao certo ele ta com 27 hj estou em 2023 ele ja fez 697 gols em 542 jogos. é bastante hoje jogo no newcastle ele sempre jogou lá e sempre titular acho que isso ajudou bastante também se quiserem tentar , aconselho coloquei o nome de Papaleguas

Comente o post acima:

Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.

Seu comentário deve ter relação com o post acima.

Obrigado pela atenção!

Chat


REGRAS
• Respeito a todos, do proprietário ao convidado
• Proibido divulgar registros de quaisquer versões do Brasfoot ou sites que não sejam parceiros do Dicas de Brasfooteiros
• Proibido insistir em ser moderador/administrador do chat
• Proibido fazer spam ou flood
 
Tema editado por Widemar Ferraz | Copyright Dicas de Brasfooteiros