Parceiros



Análises táticas: táticas de defesa


Fala galera! õ/

Na postagem de hoje, falaremos sobre as táticas no Brasfoot, na primeira parte da série Análises táticas.

Nesta primeira parte, trataremos sobre as táticas de defesa, aquelas mais de retranca. Falaremos como elas funcionam e quais são as mais usadas e recomendadas. 

Para os técnicos aí de plantão ligados no blog, que tal ler o post de hoje? Simbora!

Características das táticas de defesa

Geralmente, contam com um número maior de defensores, mas em outros casos há mais jogadores no meio-campo, deixando a zaga e a lateral com mais liberdade. O ataque sempre conta com apenas um jogador.


  • Zagueiros: As táticas de defesa, em certos casos, necessitam de mais zagueiros ofensivos, fazendo com que haja mais meias de defesa. Para uma zaga defensiva, as características de marcação, desarme e cabeceio. Uma zaga mais ofensiva teria características como finalização, velocidade e cabeceio. O recomendável para zagueiros ofensivos é que as características ofensivas sejam as secundárias.
  • Laterais: Esse setor é diferente da zaga porque ele pode servir mais ao ataque que à defesa, porém, isto também depende do lado que seu time ataca. Em jogadas mais pelas laterais, eles são essenciais no ataque; Características que mais recomendo são cruzamento, velocidade e finalização, porém apenas um dos laterais deverá estar mais presente no ataque; Para laterais defensivos, as características marcação, desarme e passe.Se o ataque for pelo meio, utilize um zagueiro ofensivo, outro defensivo, e dois laterais defensivos.
  • Volantes: Em geral, usamos mais meias e volantes do que zagueiros para táticas de defesa. Para um meio com mais volantes, devemos ter um lateral e um zagueiro ofensivo e outro defensivo e os meias deverão ser ofensivos para atacarem mais. Se optarmos por três volantes, dois deles serão defensivos e atuarão pelos lados. O volante mais ofensivo deverá ter as características finalização ou passe como secundárias; Este funciona como uma "válvula de escape" para atacar e também apoiar os meias no ataque.
  • Meias de armação: Em casos de ataques pelo meio, estes são fundamentais na criação de jogadas, passes e chutes para o gol. Apoiam os atacantes, e em caso de estilo de jogo por contra-ataques, as características armação, passe e finalização são fundamentais para auxiliar os atacantes. Em jogo equilibrado, armação e passe são mais necessárias para ajudar no ataque. A questão da finalização, nesse caso, fica com o atacante.
  • Atacantes: Em ataques pelas laterais, por mais que seja jogo equilibrado ou não, recomendo atacantes de características finalização e cabeceio. Atacantes de características finalização, drible, velocidade e passe são mais utilizados em ataques pelo meio para facilitar o trabalho com os meias de armação.
Táticas de defesa:
  • 4-5-1 "ofensivo": 
Formado por uma defesa mais à frente, apenas dois volantes, três meias e um atacante, essa formação é recomendada para quando se está em fases de jogos de ida e volta. Se na volta a classificação estiver quase garantida, essa tática é ideal para segurar mais a bola no meio-campo. Por aqui, ataca-se pelo meio em jogo equilibrado.

  • 4-5-1 equilibrado:

Funciona mais em jogos de campeonatos estaduais contra times maiores e também quando há boas chances de classificação. Este é o tipo de tática que consegue jogar bem no jogo equilibrado mas sem sofrer tanto nos contra ataques por conta do volante e da zaga mais reforçada e que ocupa mais espaço em campo.
  • 5-3-2

Está tática é muito usada para times que possuem menos meias e mais defensores. Geralmente, é usada para se jogar no contra-ataque pelas laterais ou pelo meio. O lado do ataque é opcional. Outra boa sugestão é recuar uma atacante para funcionar como pivô ou como um jogador que puxa mais o ataque lá de trás. Pelo menos um centro-avante deverá estar presente, seja pelo meio, pela esquerda ou pela direita, mas deverá.
  • 5-4-1

Conforme vamos mudando as posições do meio-campo (três volantes e um meia ou dois volantes e dois meias), podemos perceber que esta é a tática mais defensiva do Brasfoot. Se atacarmos pelas laterais, os dois laterais ficarão recuados, porém poderão ter características mais ofensivas. Os volantes poderão atuar como alas. Nesta tática, um atacante Fin/Cab já basta para fazer gols. Jogar na retranca ou jogo equilibrado é recomendável.

Então, galera, finalizamos aqui a primeira parte da série Análises Táticas. Esperamos que vocês tenham gostado dessa postagem.

Espero comentários e pedidos. Até mais!


4 comentários

Diego em 7 de setembro de 2012 às 07:21

Muito boa a análise :) . Tipo , se eu querer atacar pelas laterais , devo ter os dois volantes defensivos neh ?

Thales Emanuel em 10 de setembro de 2012 às 15:15

A série começou muit bem e tem tudo para dar certo. Uso bastante o 4-5-1 ofensivo, o Matheus Carvalho deslancha a fazer gol, sempre deixa sua marca.

Thiago Queiroz em 12 de setembro de 2012 às 06:22

ficou legal agora meu time tem uma zagua melhor

Gabriel Soares em 29 de junho de 2013 às 05:40

Cara tatica mt boa, toda hora to vencendo de 1x0,2x0,3x0 e 5x0... Era disso que eu precisava obrigadão!!!

Comente o post acima:

Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.

Seu comentário deve ter relação com o post acima.

Obrigado pela atenção!

Chat


REGRAS
• Respeito a todos, do proprietário ao convidado
• Proibido divulgar registros de quaisquer versões do Brasfoot ou sites que não sejam parceiros do Dicas de Brasfooteiros
• Proibido insistir em ser moderador/administrador do chat
• Proibido fazer spam ou flood
 
Tema editado por Widemar Ferraz | Copyright Dicas de Brasfooteiros