Olá brasfooteiros!
Irei iniciar uma nova série no blog, que se chama "Posições De A à Z". Eu vi uma com o mesmo nome no Fórum Foot Brasil, porém se tratava de táticas do game "Football Manager", mas decidi fazê-la porque achei ela interessante.
Hoje vou começar falando sobre os goleiros no Brasfoot. Quais suas melhores características, os lados preferidos e até aqueles que servem para serem capitães e batedores de falta.
Confiram também:
- Dicas de Times: Palmeiras
- Opções no Brasfoot: Controlando mais de um time
- Opções no Brasfoot: Artilheiros
- Multas: Prejudica ou Beneficia?
Combinando características
Um jogador começa bem pelas suas características. Por exemplo, as características "Cab/Arm" não estão de acordo com nenhum jogador de nenhuma posição, ou seja, essas características não combinam de nenhuma forma.
Com os goleiros não é diferente. Imagine um goleiro como Júlio César, da Inter de Milão. Pelo que podemos observar, ele tem reflexo, e é bom em defesa de pênaltis.
Enfim, um elenco deve ter pelo menos dois goleiros, e com características distintas, ou então somente uma característica deverá se repetir. Uma boa dica é a segunda característica do goleiro titular ser a característica principal do goleiro reserva, como no exemplo abaixo:
No exemplo acima, Silva é titular, e tem a característica primária como COLOCAÇÃO, e o segundo goleiro, Orión, tem a segunda característica também como COLOCAÇÃO. Isso faz com que na falta do goleiro titular, o reserva fazer um papel quase igual, e tendo um bom desempenho.
Não há um lado certo que torna aquele goleiro um mito. Isso é uma questão de diversos fatores, como idade, características, etc.
Porém, podemos notar que a maioria dos grandes goleiros têm o lado direito como preferido. Além disso, o Emmanuel dos Santos, criador do Brasfoot, ressaltou que os jogadores que atuam pela direita tendem a jogar melhor e marcar mais gols. Mas com os goleiros não é bem assim. Em geral, eles fazem gols apenas de pênalti ou falta.
Goleiros capitães
Um goleiro capitão deverá:
- Ser um pouco mais experiente que os outros jogadores, ou seja, mais velho.
- Ter características que combinem com o goleiro reserva.
- Ter moral no time, ou seja, salário equilibrado, grande frequência de jogos como titular, notas altas, etc.
O principal fator entre os destacados acima, com certeza é a experiência, pois pode torná-lo mais calmo e saber o que fazer na hora certa.
As características também contam como fator positivo para eles poderem saber o que fazer, e quando fazer, para não darem bobeira.
A moral é simples: Eles devem ter salários equiparados aos demais jogadores, devem sempre estar sendo titulares nos jogos, tirarem notas boas ao final das partidas. Isso é o básico.
Goleiros finalizadores
No Brasfoot, o Rogério Ceni também é um craque nas faltas, mas o que faz ele ser tão bom assim para cobrar faltas? Simplesmente as suas características. Vamos analisá-las para termos uma pequena noção de goleiro finalizador.
Você ainda pode pensar que isso é coincidência, mas veja que há goleiros como Lux, que também podem fazer gols de falta, basta testá-lo.
Há fatores secundários que também contam para um goleiro finalizador, como a força, que é aconselhável ser mais do que 50, e também o fator estrela que ajuda muito nessas horas. As mesmas regras acima valem para um goleiro que bate pênaltis.
Bom galera, essa foi a primeira postagem da série "Posições de A à Z". Espero que gostem e em breve a série irá falar sobre os zagueiros!
Não percam e espero comentários!
Abs. Moisés Hipólito




4 comentários
very god
Boa Análise, abordou bem os diversos tipos de gk, que existem no jogo
Ta legal, parabéns
Obrigado pelos comentários. Em breve falarei sobre os zagueiros nessa série.
Abs. Moisés Hipólito
Comente o post acima:
• Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.
• Seu comentário deve ter relação com o post acima.
Obrigado pela atenção!